Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Blogueiro 119 – O encontro de blogueiros com a Santa Sé

Às 3h00 da tarde eu estava enfrente ao Palazzo Pio X, vizinho da via da Conciliação, que ainda estava cheia de pessoas que viviam os últimos momentos da beatificação. Pensei que tinha chegado muito cedo, pois o encontro só iria começar às 3h30, mas, para minha surpresa, a sala já estava quase cheia. Penso que a ansiedade de todos os 150 blogueiros convidados, já dava àquele encontro um caráter histórico. Foi o primeiro encontro de blogueiros promovido pela Santa Sé. Há alguns meses, quando li sobre esse encontro, resolvi inscrever o meu blog e, junto, o blog Bocca de Roma, que por algum tempo estou gerenciando. Mas confesso que não imaginava que seria escolhido, primeiro porque fiquei sabendo que eram quase mil inscrições, e depois, eu sei que este blog é muito pequeno diante de tantos blogs profissionais. Além disso, seria só 150 escolhidos. Mas, como disse o Papa João Paulo II, “non abbiate paura!”. Bom, chegou o Domingo de Ramos, viajei para o norte da Itália, para Capiago, e estava no retiro quando recebi uma ligação do padre Anísio, dando-me a notícia: “Parabéns, o seu blog foi escolhido!”. Logo depois veio a ligação do Padre Mário e, mais tarde, do padre Vagner. Era verdade, eu era o blogueiro 119. O encontro foi muito bom. Estavam presentes os responsáveis dos Pontifícios Conselhos da Cultura e das Comunicações Sociais. Logo no início já ficamos sabendo que este encontro não tinha grandes pretensões, não queria ser um seminário, não queria falar sobre como fazer um blog e muito menos as características de um blogueiro católico, mas o objetivo principal era promover um diálogo entre blogs e a Igreja. A Igreja estava pronta para escutar. Na abertura, o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, falou com muito entusiasmo sobre os “atuantes da blogosfera”, disse: "Esta iniciativa deseja ser uma tomada de consciência oficial da existência e da importância na vida de hoje da blogosfera. Como vocês podem ver não se trata de um congresso, mas de um encontro de algumas horas. Depois desse encontro acontecerá algo mais importante? Não sei, mas uma coisa é certa: estamos aqui porque queremos algo mais amplo e aprofundar o conhecimento entre nós. Estamos aqui para dialogar, um diálogo que, de nossa parte significa convicção da forte presença de vocês no mundo da comunicação e a manifestação do nosso desejo de estabelecer uma relação familiar com vocês" .
Tivemos duas mesas de debates, a primeira com blogueiros de várias partes do mundo, falando sobre a importância do blog na sociedade atual, as mudanças no mundo da comunicação virtual, e as diversas experiências, pois cada blog tem a sensibilidade do seu dono. Na segunda apresentação, a mesa foi composta por pessoas ligadas à Santa Sé, e que de alguma forma trabalham na grande rede de comunicação do Vaticano. Entre esses debatedores estava o Padre Frederico Lombardi, diretor da Rádio e TV Vaticana, e também da Sala de Imprensa Vaticana. Ele disse que o mundo virtual, dentro de todas as suas possibilidades, é muito importante para Igreja. O blog faz o papel de desenvolver uma opinião pública. É formando opinião entre os fiéis que ajuda a formar o pensamento da Igreja. O blogueiro faz parte de uma comunidade que não tem limites e o grande desafio é trabalhar essa universalidade.
Encontrei entre os 150 blogueiros, três brasileiros, jovens e apaixonados pela internet. Tahisson e João, de Brasília, e Wagner Moura, de São Luís do Maranhão, mas estuda em Florianópolis.Contaram-me da aventura de chegar até Roma, dos trabalhos com o blog e do interesse em ajudar a Igreja na divulgação das Verdades da Fé. È muito bom ver jovens interessados nas coisas do alto, mas com os pés bem no chão para fazer o caminho segundo os tempos de hoje. Bom, uma coisa que gostei muito foi ouvir que fazer um blog é como escrever um romance. Uma história que se vai escrevendo aos poucos, mas recheadas de fatos do cotidiano, de pequenos acontecimentos. Quer algo mais bonito que isso, ver o ser humano se comunicando de maneira mais profunda e sincera? Quando comecei este blog, foi justamente nisso que pensei. Escrever a minha visão sobre o cotidiano. Descobri que estou no caminho certo. Descobri ainda que sou agora o “Blogueiro 119”. A vida é muito interessante....

4 comentários:

Vagner Donizetti Maciel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vagner Donizetti Maciel disse...

Parabéns Dja!!!! Faço votos de felicidade e empenho.

Desculpa pelo comentário acima removido. Agora sairá com o meu nome corretamente. É melhor assim.

Deus ti abençoe!

Vanilza Freitas disse...

Pe. Djalma, fico imensamente feliz de poder compartilhar este seu novo momento, que bom ser o 119! Parabéns blogueiro e que venham mais encontros, ah,mais do próximo coloca a gente também, eu, João, Cíntia, Ricardo...
Bjs.

Rita Leite disse...

Bom dia Pe Djalma, parabéns pelo seu blog e especialmente por ser também voz da nossa amada igreja no mundo virtual. Blogueiro 119 que coisa linda rs. Que o Espírito santo o ilumine sempre. Abraço fraterno.
Em Cristo
Rita